PLD para a primeira semana de julho

A CCEE informou que o PLD, para o período de 27 de junho a 3 de julho, apresentou redução de 18% nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul, passando de R$ 117,82/MWh para R$ 96,57/MWh. Para os demais submercados, foi verificada elevação: 2% no submercado Nordeste, passando de R$ 89,07/MWh para R$ 90,69/MWh; e 6% no Norte, de R$ 89,07/MWh para R$ 94,82/MWh. Segundo a CCEE, o principal fator responsável pela diminuição do PLD foi a revisão extraordinária da carga para o horizonte de médio prazo (5 anos), no qual, principalmente, devido as medidas de isolamento social adotadas para a contenção do Covid-19 foram revistas com redução média mensal de 1.470 MW médios. Os limites de recebimento de energia da região Sudeste provenientes do Nordeste e do Norte foram atingidos para os patamares de carga pesada e média, descolando os preços médios dos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul em relação aos demais. Além disso, a exportação de energia do submercado Nordeste atingiu seus valores limites para todos os patamares de carga, descolamento o preço deste submercado em relação ao Norte. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 26.06.2020)