Shell, Raízen, Hytron, USP e Senai miram conversão de etanol em H2 verde

A Shell Brasil, Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo (USP) e o Senai CETIQT assinaram um acordo de cooperação para desenvolvimento de pelo menos duas plantas destinadas a obtenção de hidrogênio renovável a partir do etanol. A parceria tem como foco a validação da tecnologia para produção de um volume de 5 kg/h de H2, e posteriormente aumentar para 44,5 kg/h. Com início da operação prevista para 2023, a iniciativa surge como uma solução de baixo carbono para transporte pesado, incluindo caminhões e ônibus, além de outros segmentos como logística. O acordo inclui também uma estação de abastecimento veicular no campus da USP, na capital paulista. O biocombustível será fornecido pela Raízen e a tecnologia desenvolvida e fabricada pela Hytron, que atualmente pertence ao grupo alemão Neuman & Esser Group (NEA Group), além do projeto contar com suporte do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras do CETIQT, com financiamento da Shell Brasil. (CanalEnergia – 02.09.2022)