RN receberá usina de biomassa com captura de CO2

O Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) anunciou que o Rio Grande do Norte poderá se tornar o primeiro estado brasileiro e polo da América Latina a ter uma infraestrutura para estudos sobre recirculação química com captura de dióxido de carbono (CO2) para produção de energia a partir de biomassa. A Unidade de Recirculação Química para Biomassa está sendo preparada na Espanha e tem previsão de embarque para o Brasil no início de 2024. A iniciativa busca impulsionar projetos na área e acelerar a transição para soluções de energia mais sustentáveis, contribuindo para a redução de emissões de CO2 nos processos produtivos. A tecnologia de recirculação química retém o CO2 em vez de liberá-lo na atmosfera, representando um avanço significativo na busca por soluções mais limpas e eficientes. A implantação dessa nova unidade faz parte de uma iniciativa financiada pelo Plano de Desenvolvimento de Competências (PDC) do Senai nacional, em parceria com outros institutos de inovação, visando o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) na área de energias renováveis. (CanalEnergia – 06.11.2023)