Mercado livre de energia registra recorde de transações no 1º semestre de 2024

A volatilidade retornou ao setor elétrico devido ao período chuvoso abaixo da média e temperaturas elevadas, elevando o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) de R$ 61 para quase R$ 1.500 por megawatt-hora (MWh) em momentos de pico. No primeiro semestre de 2024, o mercado livre viu um aumento significativo nas transações de energia, superando todo o volume de 2023. A necessidade de suprir a demanda de ponta, especialmente entre 18h e 21h, quando a geração solar diminui, tem levado ao acionamento de usinas térmicas mais caras pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A transição climática para La Niña também está prevista para reduzir a disponibilidade hídrica, impactando a geração hidrelétrica e aumentando a dependência de térmicas, o que pode elevar ainda mais os custos de energia. (Valor Econômico – 15.07.2024)