Instituto de pesquisa IATI avança no desenvolvimento de projetos inovadores de hidrogênio limpo

O Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), sediado em Recife, está conduzindo uma série de estudos para impulsionar o potencial do Brasil na produção de hidrogênio limpo. Em parceria com a Energética Suape II e o grupo Breitener, o IATI está desenvolvendo um dispositivo inovador acoplado a motores de grande porte que funcionam com óleo combustível, visando reduzir o consumo de combustível fóssil e diminuir as emissões de gases de efeito estufa. O instituto também está pesquisando o uso de hidrogênio no resfriamento do sistema de geradores de uma termelétrica, assim como a geração de hidrogênio a partir do aproveitamento energético de gases de exaustão da mesma termelétrica. Além disso, o IATI está trabalhando em conjunto com a EDP para promover a produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário de Pecém, no Ceará. O instituto está se consolidando como uma referência no Brasil em pesquisas de hidrogênio, contribuindo para o avanço das tecnologias relacionadas ao setor de energia. (Petronotícias – 05.07.2023)