Diante de um segmento em plena expansão, como o da mini e micro geração distribuída, 69% dos consumidores brasileiros já pensaram em ter energia solar em suas residências, segundo pesquisa elaborada pelo BV. O levantamento mostra o potencial de expansão do segmento, que atualmente já conta com mais de 1,4 milhão de sistemas de geração distribuída (GD) fotovoltaicos instalados, somando quase 15 GW de potência, que atendem 1,8 milhão de unidades consumidoras. Embora a capacidade seja considerável dentro da matriz elétrica brasileira, representando aproximadamente 7%, o um número de consumidores atendidos é pequeno frente os mais de 85 milhões de consumidores do País. Entre os consumidores interessados, 83% disseram possuir motivação financeira para investir em painéis solares, como o preço elevado da conta de luz (26%) ou usar a economia obtida para ajudar com outras despesas (45%). Apesar do forte interesse observado, a maioria diz não ter concretizado a compra por causa do alto valor do investimento. No entanto, somente 24% dos interessados chegaram a realizar algum tipo de orçamento e apenas 8% dos interessados sabiam da existência de linhas de financiamento exclusivas para painéis fotovoltaicos. (BroadCast Energia – 17.11.2022)