Aneel: 8,7 mil consumidores em processo de migração para o mercado livre de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou até o momento cerca de 8,7 mil consumidores conectados à alta tensão em fase de transição para o mercado livre de energia, segmento em que o consumidor de energia elétrica pode escolher o seu fornecedor e estabelecer contratos por fonte, prazo ou preço. O ambiente de contratação livre existe no Brasil desde 1996, mas as regras para migração se restringem a grandes consumidores com demanda acima de 500 quilowatts (kW). Dos mais de 90 milhões de consumidores que existem no Brasil, apenas 12,3 mil unidades consumidoras têm acesso ao segmento. Entretanto, com a Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia, os consumidores de alta tensão poderão escolher o supridor de energia a partir de janeiro de 2024. (Valor Econômico – 05.10.2023)