Grandes consumidores optam pela autoprodução

Vanguarda do processo de migração dos consumidores brasileiros para o mercado livre de energia, até pelo desenho da abertura, do topo para a base da pirâmide, as grandes corporações adotam a estratégia da autoprodução como alternativa para reduzir os custos e assegurar o acesso a energia limpa, com foco na descarbonização. As parcerias na modalidade PPA, envolvendo um produtor de energia renovável e um grande consumidor do mercado livre, ganham força porque reduzem os custos de suprimento energético das grandes corporações e porque trilham o caminho da descarbonização. Lucas Araripe, diretor de novos negócios da geradora Casa dos Ventos, explica que a autoprodução completa um tripé de competitividade do mercado livre para os grandes consumidores. A primeira perna é do preço da energia em si, 69% mais barata do que no mercado cativo de distribuição, segundo dados da OCDE divulgados pela Abraceel. A segunda decorre do fato de que as fontes renováveis, além de serem mais baratas, ainda contam com um desconto de 50% no CUST. E o tripé se completa, segundo Araripe, com isenções de encargos setoriais que beneficiam o autoprodutor. (Valor Econômico – 24.07.2023)