Fator X: Ajuste deve compensar descolamento entre qualidade e satisfação

A Aneel planeja alterar as componentes do Fator X da tarifa em resposta ao aumento da insatisfação dos consumidores com o serviço das distribuidoras de energia, apesar da melhora nos indicadores de qualidade. A proposta inclui dar maior peso à Qualidade (Xq) e criar um novo componente (Xs) baseado no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc). Isso destacaria a opinião dos clientes no cálculo do Fator X. A nova componente de qualidade seria formada pelos indicadores DEC, cumprimento de prazos comerciais e solicitações de conexão pendentes, excluindo indicadores menos relevantes como o FER e os indicadores telefônicos. A consulta pública para a proposta, que visa recuperar a confiança dos consumidores e reduzir custos com processos administrativos e judiciais, estará disponível no site da agência de 7 de março a 22 de abril. (CanalEnergia – 05.03.2024)