IECC: nº 45 - 25 de junho de 2019

Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Para receber o informativo por email, clique aqui.


Índice

1 Marco Institucional

1.1 MME garante compromisso em cumprir prazos em relação ao mercado de gás

A secretária-executiva do MME, Marisete Dadald Pereira, garantiu que todos os prazos em relação às propostas para o setor de gás natural estão sendo cumpridos, e o órgão tem trabalhado para que o ministro Bento Albuquerque consiga entregar o que prometeu, que é aprovar no CNPE as diretrizes da abertura do mercado. A resolução com as diretrizes será referendada no dia 24 de junho. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 14.06.2019)

1.2 Petrobras faz sua maior descoberta desde o pré-sal em Sergipe e Alagoas

A Petrobras descobriu em Sergipe e Alagoas seis campos de gás natural. A expectativa da estatal é que seja possível extrair 20 milhões de metros cúbicos por dia. Isso é o equivalente a 1/3 da produção brasileira atualmente. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Poder360 – 16.06.2019)

1.3 CCEE vê baixo acesso às informações sobre o preço horário

A CCEE constatou que os agentes não têm acessado as informações sobre o preço horário, evidenciando uma falta de interesses dos agentes em buscar dados para compreender melhor os benefícios dessa mudança para o setor elétrico brasileiro. Desde abril de 2018, a CCEE tem oferecido informações ao mercado para auxiliar os agentes. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 17.06.2019)

2 Leilões

2.1 EPE: Leilão A-4 está mantido, diz Erik

O leilão A-4 está confirmado para 28 de junho, garantiu o diretor de Energia Elétrica da EPE, Erik Eduardo Rego. O debate sobre a conveniência do cancelamento do leilão está presente entre os agentes nos bastidores, uma vez que já se considera como certo que haverá uma baixa contratação no certame. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Reive Barros, disse que em nenhum momento o cancelamento do leilão foi cogitado. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 17.06.2019)

3 Oferta e Demanda de Energia Elétrica

3.1 Brasil ajudou Argentina e Uruguai em reestabelecimento de energia

O Brasil não foi afetado pelo apagão de grandes proporções que afetou a Argentina e o Uruguai no último domingo, 16 de junho. Segundo informações do ONS, foi necessário bloquear o fluxo de energia para as subestações conversoras de Melo, Rivera e Garabi (por onde o sistema brasileiro se conecta com o dos vizinhos para a importação e exportação de energia). Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 17.06.2019)

4 Biblioteca Virtual

4.1 Artigo de Mônica de Bolle: “O bordão da ‘caixa-preta’”

Em artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, Mônica de Bolle, pesquisadora do Peterson Institute for International Economics, discute o atual cenário político em torno do BNDES. Segundo a autora, “é impossível deixar de escrever sobre o BNDES ante os espantalhos e factoides que o presidente da República insiste em criar e diante do ‘bordão da caixa-preta’”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 19.06.2019)

Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Pesquisadores: Diogo Salles, Fabiano Lacombe e Rubens Rosental.
Assistentes de pesquisa: Sérgio Silva.

As notícias divulgadas no IECC não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa vinculada ao GESEL do Instituto de Economia da UFRJ.

Para contato: iecc@gesel.ie.ufrj.br