IECC: nº 82 - 22 de abril de 2020

Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Para receber o informativo por email, clique aqui.


Índice

1 Marco Institucional

1.1 Acesse as MPs 950 e 949, que enfrentam os impactos da pandemia no SE

O governo editou duas Medidas Provisórias (MP) 950/2020 e 949/2020 que estabelecem medidas de enfretamento dos impactos da pandemia do novo coronavírus no setor elétrico. Leia a íntegra da MP 949 aqui. Leia a íntegra da MP 950 aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 08.04.2020) 

1.2 MP garante pagamento de empréstimo do setor elétrico

Ao reeditar um empréstimo bilionário para as distribuidoras de energia, o governo se adiantou a movimentos ‘oportunistas’ que ocorreram no passado. Dessa vez, quem migrar do mercado regulado (ACR) para o mercado livre (ACL) terá de carregar, obrigatoriamente, os custos do financiamento. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (O Estado de São Paulo - 12.04.2020)   

1.3 Câmara aprova inscrição automática em programa de tarifa social de energia

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que prevê a inscrição automática de famílias de baixa renda incluídas no Cadastro Único nas regras da tarifa social de energia elétrica. De acordo com o substitutivo apresentado em plenário, o Ministério da Cidadania, a Aneel e as distribuidora deverão atualizar a relação de cadastrados e inscrevê-los automaticamente como beneficiários da tarifa social. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Valor Econômico – 09.04.2020)

1.4 CCEE apresenta estudo sobre os impactos do Covid-19 na comercialização

Diante do cenário de incertezas provocadas pelas medidas de contenção da Covid-19 no Brasil, a CCEE participou de videoconferência com analistas de fundos de investimentos que acompanham o setor elétrico, organizada pela XP Investimentos. Em nome da instituição, o presidente do Conselho de Administração, Rui Altieri, apresentou o estudo sobre o consumo de energia diante das quarentenas adotadas pelo país. Acesse os slides da apresentação da CCEE aqui. (CCEE – 09.04.2020)

2 Regulação

2.1 Aneel institui Gabinete de Monitoramento da Situação Elétrica (GMSE) 

A Aneel instituiu, nesta quarta-feira (8/4), o Gabinete de Monitoramento da Situação Elétrica (GMSE). Entre as medidas já anunciadas pela ANEEL estão a Resolução nº 878/2020, com conjunto de medidas para garantir a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica, protegendo consumidores e funcionários das concessionárias, incluindo vedação, por 90 dias, da suspensão no fornecimento de energia por inadimplência de consumidores residenciais. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Aneel – 09.04.2020)  

2.2 Aneel aumenta o limite para a venda de excedentes

O limite de energia elétrica declarado pelas distribuidoras para utilização do Mecanismo de Venda de Excedentes em 2020 foi ampliado de 15% para 30%. A decisão da Aneel tem como objetivo aliviar a sobrecontratação involuntária resultante da redução do consumo nas últimas semanas. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 09.04.2020)  

2.3 COVID-19: ANEEL publica esclarecimentos sobre isenção de tarifa para baixa renda

A Aneel publicou respostas às perguntas mais frequentes sobre a aplicação da Medida Provisória nº 950/2020, editada pelo governo federal na semana passada, que prevê desconto nas tarifas de 100% para a parcela do consumo de energia elétrica de até 220 kWh/mês para os beneficiários da tarifa social. A isenção de pagamento vale por 3 meses, até 30 de junho de 2020, e insere-se no conjunto de esforços do governo federal para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Aneel – 14.04.2020) 

2.4 Aneel alerta para comunicado falso em nome da Agência

Está circulando na internet comunicado falso atribuído à Aneel que isenta os consumidores de pagarem as contas de luz. O falso e-mail com o título “Aviso Importante: Aproveite a Isenção de Energia Elétrica” tenta se passar por canal oficial da Agência direcionando os usuários a preencherem seus dados em uma guia repleta de campos. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Aneel – 14.04.2020) 

2.5 Aneel: publicados novos prazos para envio de informações contábeis

Em conformidade com a Portaria nº 6.310/2020 - Aneel, que trata das medidas para atendimento de prazos administrativos e procedimentos em consequência da atual situação de calamidade pública, a Aneel disponiblizou novos períodos para o envio dos dados contábeis por agentes do setor elétrico. As informações a serem recebidas irão alimentar a base de dados utilizada para o conjunto de ações fiscalizatórias e regulatórias da Agência. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Aneel – 16.04.2020) 

3 Empresas

3.1 Confinamento reduz em 21,75% geração da Eletrobras

O informativo diário da Eletrobras sobre a Covid -19 mostra que houve uma redução de 21,75% na geração de energia da empresa desde que foram adotadas medidas de confinamento social, no último dia 16 de março. Até então, ela gerava 543.909 MWh e o valor caiu 447.075 MWh, no dia 13 de abril. Na comparação da geração das empresas do grupo no dia 13 de abril com o dia 2 de março, o pré-crise, foi registrada queda de 17,14%. A potência era de 21.870,19 MWh contra 18.700,25 MWh. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 15.04.2020) 

4 Oferta e Demanda de Energia Elétrica

4.1 Preço da energia no MCP fica no piso para 3ª semana de abril

O PLD no cálculo para o período de 11 a 17 de abril manteve-se no piso de 39,68 reais por MWh em todos os submercados, informou a CCEE nesta quinta-feira. “O principal fator responsável por manter o PLD no valor mínimo regulatório foi a manutenção das expectativas de afluências para o SIN, aliada à uma nova redução da expectativa de carga nos subsistemas Sudeste e Sul”, disse a CCEE, em referência à baixa demanda em tempos de coronavírus. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Reuters – 09.04.2020)

4.2 Mercado livre tem alta de 5,61% no trimestre

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE encerrou o primeiro trimestre de 2020 com 7.453 consumidores habilitados para negociar no mercado livre. O volume é 23% maior do que o contabilizado em março de 2019, quando o segmento somava 6.067 consumidores, e representa uma alta de 5,61% na comparação com os 7.057 associados de dezembro de 2019. Os dados já descontam os agentes desligados no período. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (CCEE – 14.04.2020) 

5 Biblioteca Virtual

5.1 Artigo GESEL: A Relevância de blockchains e contratos inteligentes no contexto da transição energética

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Nivalde de Castro, Coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico - GESEL/UFRJ, Caroline Chantre Francesco Tommaso, Daniel Ferreira, Lorrane Câmara e Sandra Xavier, pesquisadores do GESEL/UFRJ, falam sobre a aplicação de Distributed Ledger Technologies e contratos inteligentes no setor elétrico como atividades descentralizadoras na transição energética. Segundo os autores, “uma das vias possíveis para a participação e coordenação dos prossumidores nos mercados de energia, de capacidade e de serviços ancilares é a aplicação de mecanismos capilarizados, decorrentes do uso de tecnologias como blockchain, as quais permitirão a existência de mercados regulados por contratos inteligentes, tornando os consumidores agentes ativos em uma rede independente e interconectada de negociações em tempo real”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 13.04.2020)  

5.2 Artigo GESEL: “Informativo Eletrônico do Setor Elétrico - IFE chega ao número 5.000”

O Informativo Eletrônico do Setor Elétrico – IFE, produzido pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) do Instituto de Economia da UFRJ, comemora, neste dia 16 de abril de 2020, a marca de 5.000 edições, inaugurando seu novo layout. Aproveitando a marca expressiva, Nivalde de Castro, Diogo Salles e Fabiano Lacombe (respectivamente coordenador geral, pesquisador e coordenador de comunicação do GESEL) contam um pouco da história do Informativo e apontam os caminhos futuros da comunicação do Grupo. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 16.04.2020) 

5.3 Artigo de Elena Landau sobre crise no SE

Em artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, a economista Elena Landau faz uma retrospectiva histórica das crises enfrentadas pelo setor elétrico brasileiro e traça paralelos com a atual. A autora destaca as lições que foram aprendidas com as crises passadas, como “ rapidez na resposta, coordenação dos interesses envolvidos e agilidade na operacionalização das medidas”. Ela conclui que “o momento é propício para eliminar encargos que não fazem sentido, como os subsídios ao setor agrícola, a fontes incentivadas e ao carvão mineral”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 13.04.2020) 

5.4 Artigo de Marcos de Vasconcellos: “Ajuda do governo não torna ações do setor elétrico atraentes”

Em artigo publicado pela Folha de São Paulo, Marcos de Vasconcellos, jornalista, empreendedor e fundador do site Monitor do Mercado, fala sobre a atual desvalorização de ativos de energia frente a atual crise. Segundo o autor, “com o atual patamar de valores, o projeto de privatizar a Eletrobras emitindo novas ações para diluir a participação da União vai dar muito menos dinheiro para a empresa (e para seus acionistas) do que daria quando o projeto chegou ao Congresso. Para quem comprou os papéis de olho numa valorização com a privatização, é melhor dar umas férias forçadas para seus planos”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 13.04.2020) 

5.5 Artigo de Affonso Celso Pastore: “Precisamos de ousadia e responsabilidade”

Em artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, o ex-presidente do Banco Central, Affonso Celso Pastore, faz uma análise dos efeitos do coronavírus sobre a oferta e demanda agregadas, apontando as medidas que devem ser adotadas para mitigar os prejuízos. Segundo o autor, do ponto de vista econômico, não é tempo de austeridade no combate à pandemia, e, pelo lado político, é preciso mais responsabilidade. Ele conclui: “gastemos agora o que for preciso, resistindo à pressão dos oportunistas, que são muitos, com o compromisso de sermos sérios no futuro”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 14.04.2020) 

5.6 Artigo de Elisa Bastos Silva: “Os efeitos da pandemia no setor elétrico brasileiro”

Em artigo publicado pelo jornal Valor Econômico, Elisa Bastos Silva, diretora da Aneel, afirma que “é necessário ter sensibilidade neste momento para encontrar um caminho do meio, soluções que considerem a contingência do consumidor e ao mesmo tempo mantenham a sustentabilidade do Setor elétrico”. Segundo a autora, “para que as medidas sejam eficazes, é necessário evitar que pressões dominem o ambiente de negociação, que haja uma coordenação integrada e a compreensão de que os danos precisam ser compartilhados por todos os segmentos”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 15.04.2020) 

5.7 Artigo de Diogo Lisbona (FGV) sobre prestação e faturamento de serviços essenciais na crise

Em artigo publicado na Agência Brasil Energia, Diogo Lisbona, pesquisador do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FGV, avalia as experiências internacionais em relação ao combate aos danos econômicos causados pela pandemia do coronavírus, com destaque às medidas relativas ao setor elétrico. Segundo o autor, “em tempos excepcionais, as experiências europeias apontam para medidas paliativas de bom senso: tratamento especial à vulneráveis; suspensão de corte por inadimplemento; e diferimento com parcelamento de débitos”. Ele conclui que “o Brasil acompanha as medidas usuais de alívio durante a crise, mas não definiu planos de diferimento e parcelamento das faturas”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 15.04.2020) 

5.8 Urias Martiniano Neto trata das novas medidas do Governo para enfrentar a crise

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Urias Martiniano G. Neto, sócio do Regulatório de Energia Elétrica do escritório Tomanik Martiniano Sociedade de Advogados fala sobre as medidas tomadas pela Aneel e pelo governo federal para conter a crise provocada pelo coronavírus. O autor afirma: “o setor elétrico deve observar atentamente as medidas que serão implementadas para a ‘Nova Conta ACR’, haja vista os inúmeros problemas e críticas enfrentados pela Conta ACR anterior, além da necessidade de observar todos os trâmites legais para evitar uma nova judicialização sobre a CDE”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 15.04.2020) 

5.9 Artigo discute aspecto jurídico dos efeitos da pandemia no setor elétrico

Em artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, os acadêmicos de direito Henrique Arake e Isabela Ramagem analisam o aspecto jurídico dos efeitos da pandemia no setor elétrico, em especial em relação a inadimplência dos consumidores para com as distribuidoras. Segundo os autores, é necessário estender o direito à energia também aos consumidores empresários inadimplentes. Eles concluem que “caso não haja também a preocupação em proteger as empresas consumidoras de energia elétrica, a pandemia passará, mas a crise não será superada”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 16.04.2020) 

5.10 Edelstein Advogados: Geração Distribuída e os Entraves de Conexão às Redes de Distribuição

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Ana Clara Toledo Brito e André Edelstein, advogados especializados em Direto da Energia, sócios de Edelstein Advogados, falam sobre os impasses que projetos de GD sofrem com concessionárias de distribuição de energia. Os autores afirmam: “há notícias, por exemplo, de concessionárias exigindo o desmembramento de matrículas antes da solicitação de acesso, sob o argumento de que inexistiria permissivo legal que autorizasse a coexistência de duas ou mais unidades consumidoras numa mesma matrícula”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 16.04.2020) 

Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Pesquisadores: Diogo Salles, Fabiano Lacombe e Rubens Rosental.
Assistentes de pesquisa: Sérgio Silva.

As notícias divulgadas no IECC não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa vinculada ao GESEL do Instituto de Economia da UFRJ.

Para contato: iecc@gesel.ie.ufrj.br