IECC: nº 94 - 14 de julho de 2020

Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Para receber o informativo por email, clique aqui.


Índice

1 Marco Institucional

1.1 Webinar GESEL sobre Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE)

O GESEL realizará no próximo dia 22/07, às 15h o webinar “Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE): finalidade, funcionamento, avaliação de resultados”. Com exposição de Jean Albino, o evento apresentará a finalidade, o funcionamento e a avaliação de resultados do MVE. A iniciativa acontece no âmbito do Projeto de P&D Aneel "Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores", realizado pelo GESEL em parceria com a EDP. Inscreva-se: https://forms.gle/MwfA61mPVKKpTFtS8 (GESEL-IE-UFRJ – 14.07.2020)

1.2 Liquidação financeira da Conta Bandeiras

A CCEE promoveu a liquidação financeira referente à Conta Centralizadora dos Recursos de Bandeiras Tarifárias – ou Conta Bandeiras. A liquidação referente aos recursos de bandeiras tarifárias na contabilização de maio de 2020 movimentou R$ 40.547.539,39. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 08.07.2020)

2 Regulação

2.1 Aneel está no Conselho Nacional de Defesa do Consumidor

A Aneel entrou na composição do CNDC, instituído pelo Decreto nº 10.417, de 7 de julho de 2020 para assessorar o Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública na formulação e na condução da Política Nacional de Defesa do Consumidor. O CNDC também vai  formular e propor recomendações aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para adequação das políticas públicas de defesa do consumidor. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Aneel – 08.07.2020)

2.2 Aneel aprimora serviço de iluminação pública

A Aneel publicou a RN nº 888/2020, que tem como objetivo aprimorar as disposições relacionadas ao fornecimento de energia elétrica para o serviço público de iluminação pública. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Brasil Energia - 09.07.2020)

3 Oferta e Demanda de Energia Elétrica

3.1 ONS: PMO da segunda semana de julho

A revisão semanal do Programa Mensal de Operação do ONS, referente à semana operativa de 4 a 10 de julho demonstra que a média semanal do Custo Marginal da Operação caiu em todos os subsistemas. Para a próxima semana, todas as quatro regiões terão CMO igual: R$ 81,88/MWh. A atualização da previsão de vazões foi o principal fator a influenciar na redução do CMO, em todos os subsistemas, em relação ao período anterior. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 03.07.2020)

3.2 CCEE: Consumo de energia no Brasil recua 4,7% em junho

O consumo de energia no Brasil recuou 4,7% no acumulado de junho até o dia 26, em comparação com igual período do ano passado, uma queda menor que a vista nos meses de consumo mais baixo devido à pandemia, informou nesta segunda-feira a CCEE. Segundo comunicado da entidade, o resultado reforça uma tendência de retomada gradativa de demanda em meio à reabertura econômica em diversos Estados e municípios do país, depois de o índice atingir retrações de 12,1% em abril e 10,9% em maio. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Reuters – 06.07.2020)

3.3 Consumo de energia em junho revela retomada da economia

O consumo de energia no Brasil apresentou retração média de 4,7% entre os dias primeiro e 26 de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, apresentados nesta semana pela CCEE, reforçam a tendência de retomada gradativa da demanda, com a flexibilização das medidas de isolamento social em algumas das principais cidades do país. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 07.07.2020)

3.4 Geração de energia recua em junho

A geração de energia elétrica no Brasil recuou 4,2% em junho, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado é reflexo da queda no consumo, decorrente dos impactos das medidas de combate à pandemia de Covid-19. O SIN registrou a produção de 59.798 megawatts médios no mês passado, frente a 62.446 em 2019. Os dados preliminares compõem o boletim InfoMercado Quinzenal, divulgado pela CCEE. As usinas eólicas foram as que apresentaram a maior queda, de 7%. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (CCEE – 08.07.2020)

4 Biblioteca Virtual

4.1 Artigo EPE sobre separação de lastros de produção

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Renata de Carvalho assessora da diretoria da EPE e Erik Rego diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, falam sobre as consequências da não separação do lastro de produção e capacidade da produção de eletricidade. Os autores afirmam que “sem a separação de lastro e energia, para a contratação do atendimento do requisito de potência, o caminho seria recorrer ao consumidor cativo, com os 25% de demanda por garantia física com potência associada sendo contratada por fontes majoritariamente termelétricas. O primeiro resultado seria o aumento do subsidio cruzado do consumidor cativo ao livre, ampliando o desequilíbrio de risco e custos do setor”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 06.07.2020)

4.2 Artigo de Claudio Sales e Eduardo Monteiro sobre soluções regulatórias para a crise atual

Em artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, Claudio Sales e Eduardo Monteiro, do Instituto Acende Brasil, analisam as soluções regulatórias definidas pela Aneel para enfrentamento da crise causada pela pandemia no setor elétrico brasileiro. Segundo os autores, “se a Aneel tivesse trabalhado para o equilíbrio econômico das concessões, setor estaria operando com menos incertezas”. Eles concluem fazendo uma defesa das soluções complementares propostas em um estudo anterior do Instituto Acende Brasil: “se implementadas, essas soluções complementares cumprirão objetivos valiosos para este momento de crise”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 06.07.2020)

4.3 Artigo de Ivo Leandro Dorileo (SBPE) sobre geração a biomassa

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Ivo Leandro Dorileo, Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, fala sobre transição energética por meio da geração a biomassa. O autor afirma, “Temos um paradigma a vencer em termos substituição de derivados de petróleo na nossa matriz energética, havendo razões de sobra para compreender a “escola da biomassa”, crítica em relação ao sistema energético nacional, uma vez que há alternativas neste solo para oferta de energias renováveis.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 06.07.2020)

4.4 Artigo de Wagner Maciel (Advogado) sobre regulação e tributação de energia

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Wagner Augusto de Godoy Maciel, Advogado, Especialista em Governança Corporativa, Pós Graduando em Direito de Energia, fala sobre tarifas e propostas de reformulação tributária no setor de energia. O autor afirma que, “pelo princípio da seletividade, (...) as alíquotas são proporcionais à essencialidade do produto ou serviço. Neste sentido, não restam dúvidas acerca da essencialidade da energia, enquanto bem para fins tributários.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 07.07.2020)

4.5 Artigo de especialistas do setor sobre licenciamento ambiental

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Ricardo Zoghbi e Renata Fonseca diretores da Dominium Ambiental, falam sobre validades e renovações dos prazos de licenças ambientais. Os autores afirmam, “ os legisladores, na última versão do Projeto de Lei nº 3729/2004 (Lei Geral do Licenciamento Ambiental), propõem que as licenças ambientais possam ser renovadas sucessivamente, respeitados em cada renovação os prazos máximos previstos na lei (artigo 7º § 1º).” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 08.07.2020)

4.6 Artigo de equipe da CIBiogás sobre geração à biogás

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Natali Nunes dos Reis da Silva, Breno Carneiro Pinheiro, Daiana Gotardo Martinez e Thiago José Lippo de França são especialistas e engenheiros do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), falam sobre o potencial do biogás no Brasil. Os autores afirmam que “ao longo dos anos o setor de biogás obteve crescimento, assim como a geração distribuída como um todo. Os estudos mostram um notório potencial ainda a ser explorado no país. Para a consolidação do biogás na matriz energética brasileira é importante que desafios sejam superados e as oportunidades de negócios sejam evidenciadas no mercado.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 09.07.2020)

4.7 Artigo de Rogério Zampronha (Vestas) sobre o papel da energia renovável na recuperação socioeconômica

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Rogério S. Zampronha, presidente da Vestas no Brasil e LATAM Sul, fala sobre o papel da energia renovável na matriz elétrica pós pandemia. O autor explica que “a pandemia deixou ainda mais evidente a urgência de uma transição energética, de forma a que tenhamos um mundo totalmente abastecido por energia sustentável. Teremos pela frente uma crise econômica duradoura e será necessário investir de forma consciente. As energias renováveis já provaram ser confiáveis e com uma tendência de queda em seus custos ao longo dos anos, são cada vez mais competitivas, e, por consequência, acessíveis.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 10.07.2020)

Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Pesquisadores: Diogo Salles, Fabiano Lacombe e Rubens Rosental.
Assistentes de pesquisa: Sérgio Silva.

As notícias divulgadas no IECC não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa vinculada ao GESEL do Instituto de Economia da UFRJ.

Para contato: iecc@gesel.ie.ufrj.br