IECC: nº 90 - 16 de junho de 2020

Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Para receber o informativo por email, clique aqui.


Índice

1 Marco Institucional

1.1 CCEE aprova contratação de empréstimo para Conta Covid

Em assembleia geral extraordinária realizada na sexta-feira (5), os agentes da CCEE aprovaram, por unanimidade, a contratação de um financiamento para a “Conta Covid”. A CCEE ficará responsável por operacionalizar o empréstimo, que será direcionado às distribuidoras de energia. No contrato a ser firmado entre a CCEE e os bancos financiadores da operação, o orçamento e o patrimônio da instituição e os associados estão protegidos, aponta a instituição. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Valor Econômico – 05.06.2020)

1.2 Congresso prorroga MP que trata de medidas temporárias ao setor elétrico por causa do coronavírus

O presidente da Mesa do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, prorrogou, por 60 dias, a vigência da Medida Provisória nº 950, de 8 de abril de 2020, que dispõe sobre medidas temporárias emergenciais destinadas ao setor elétrico para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19)”. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Brasil Energia - 05.06.2020)

1.3 MP 949 tem vigência prorrogada por 60 dias

A medida provisória 949/2020, que abriu o crédito extraordinário de R$ 900 milhões para financiar a conta de luz dos consumidores de baixa renda, teve sua vigência prorrogada por 60 dias. A autorização veio em despacho publicado em 8 de junho, assinado pelo presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 08.06.2020)

2 Regulação

2.1 Aneel aprova regras de comercialização de energia elétrica

A Aneel aprovou as Regras de Comercialização de Energia Elétrica aplicáveis ao Sistema de Contabilização e Liquidação. O despacho pode ser lido aqui. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Brasil Energia - 11.06.2020)

3 Empresas

3.1 Petrobras põe companhias de geração à venda

A Petrobras iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser) referente à venda de suas participações em cinco sociedades de geração de energia elétrica: Brasympe Energia S.A. (“Brasympe”), Energética Suape II S.A. (“Suape II”), Termoelétrica Potiguar S.A. (“TEP”), Companhia Energética Manauara S.A. (CEM) e Brentech Energia S.A. (“Brentech”). O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para seleção de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobras. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Brasil Energia - 05.06.2020)

4 Leilões

4.1 BBCE lança plataforma de leilão de energia

A partir desta segunda-feira, 8 de junho, o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) disponibiliza ao mercado uma plataforma para realização de leilões virtuais de compra e venda de energia elétrica, acessível para os agentes do mercado livre. Foram cerca de 16 meses de desenvolvimento para ofertar ao mercado uma solução que fosse “simples, prática e rápida” de operar, disse o gerente comercial da BBCE, Márcio Hasegawa. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Agência CanalEnergia – 08.06.2020)

5 Oferta e Demanda de Energia Elétrica

5.1 CCEE: consumo recua 11% em maio

O consumo de energia elétrica no Brasil recuou 11% em maio na comparação com igual período do ano passado, impactado pelas medidas de isolamento em função da pandemia de coronavírus, disse nesta terça-feira a CCEE. O mercado regulado, no qual clientes adquirem energia pelas distribuidoras, registrou queda de 12% no período, enquanto o mercado livre —em que grandes consumidores (como indústrias) negociam com geradores e comercializadoras— teve retração de 10%, disse a entidade. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. (Reuters – 09.06.2020)  

6 Biblioteca Virtual

6.1 Artigo da KPMG sobre gerenciamento de riscos na comercialização de energia

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Franceli Jodas e Rodrigo Bauce, da KPMG no Brasil, falam sobre riscos que correm tanto os agentes quanto os consumidores finais, no cenário de pandemia. Os autores afirmam que “chama a atenção, nestas negociações, a ausência de uma bolsa de valores com transações ordenadas definidas, bem como de referências de preços que acabam sendo impactadas por estimativas, incluindo dados não observáveis em mercado. É também notório o risco regulatório, por se tratar de um ambiente sem limites definidos de alavancagem.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 09.06.2020)

6.2 Artigo de José Antonio Sorge (Ágora Energia) sobre o mercado livre

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, José Antônio Sorge, sócio administrado da comercializadora Ágora Energia, fala sobre os avanços e mudanças que o mercado livre passou durante a pandemia. Segundo Sorge, “o mercado livre também foi impactado com a atual crise. Estimativas da Abraceel indicam que os agentes deste mercado deverão arcar com uma perda global de R$ 5 bilhões. Mas há uma enorme diferença que salta aos olhos em relação ao ambiente regulado: não há pedido de socorro dos agentes ao governo ou à Aneel.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 09.06.2020)

6.3 Artigo de Antônio Souza (consultor): “Gás para todos”

Em artigo publicado na Editora Brasil Energia, o consultor Antônio Souza faz considerações sobre os temas debatidos no setor de gás no mês de maio. Segundo o autor, “é preciso pensar no GN como uma commodity, de modo que não importa que gás vamos considerar e de onde ele virá – se do exterior, do onshore ou offshore”. Ele conclui que é preciso que o gás “seja o mais barato possível no seu destino final, trazendo desenvolvimento sustentável a todos”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 10.06.2020)

6.4 Artigo de Efraim Cruz (Aneel) sobre gás natural e energia elétrica

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Efraim Cruz, diretor da Aneel, fala sobre o mercado de gás natural no cenário pós pandemia. O autor explica que “o gás natural através do Programa Novo Mercado de Gás poderá ter papel primordial na retomada econômica do país. Com o uso do gás do pré-sal, além das descobertas localizadas na costa do Nordeste brasileiro. Essa nova oferta de gás nacional seria usada para a ampliação da infraestrutura existente e traria maior competitividade para a indústria nacional.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 11.06.2020)

6.5 Artigo de Bernardo Sicsú e Yasmin Oliveira (Abraceel) sobre a conta Covid

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Bernardo Sicsú  diretor da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel) e  Yasmin Oliveira assessora da Abraceel, falam sobre a busca por preservações de contratos a partir da Conta Covid e como não torna-las negativas. Os autores afirmam, “o principal desafio da Aneel na regulamentação da Conta Covid nos parece ser o de assegurar que os custos do empréstimo serão corretamente alocados conforme sua estrutura e cobrados apenas na proporção do “benefício” que forem auferidos, sem subsídio cruzado entre agentes e ambientes de contratação.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 11.06.2020)

Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Pesquisadores: Diogo Salles, Fabiano Lacombe e Rubens Rosental.
Assistentes de pesquisa: Sérgio Silva.

As notícias divulgadas no IECC não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa vinculada ao GESEL do Instituto de Economia da UFRJ.

Para contato: iecc@gesel.ie.ufrj.br