Artigo de Tiago Zillio, Roberto Marx, Adriana Marotti de Mello e Juliano Pelegrina: “Descarbonizar transporte público vai além do ônibus elétrico”

Em artigo publicado pelo Valor Econômico, Tiago Zillio (engenheiro de produção da Escola Politécnica da Universidade de São Pauloz), Roberto Marx (coordenador do Mobilab USP), Adriana Marotti de Mello (coordenadora do Mobilab USP) e Juliano Pelegrina (doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP) tratam da transição energética no setor de transportes, com foco na cidade de São Paulo. Eles destacam a necessidade de complementaridade, não substituição, de combustíveis fósseis, e apontam para a eficácia dos veículos elétricos na redução de emissões de CO2. No entanto, ressaltam os desafios na implementação de infraestrutura de carregamento de baterias e a complexidade da substituição da frota a diesel. O estudo realizado pelo Mobilab/USP indica que ônibus 100% elétricos são os menos emissores, seguidos dos movidos a biometano, e que a maioria das tecnologias alternativas apresentam um menor Custo Total de Propriedade do que os convencionais a diesel. O artigo conclui que a transição para uma mobilidade urbana sustentável deve considerar tarifas acessíveis, conforto durante as viagens e um redesenho de rotas e frequência dos ônibus que leve em conta a real demanda de viagens pela população. (GESEL-IE-UFRJ – 06.06.2024)