Fitch mantém nota de crédito da Eletrobras em “AA(bra)”

A agência de classificação de risco Fitch manteve a nota de crédito da Eletrobras em “AA(bra)” com perspectiva negativa, apesar da expectativa de uma modesta geração de caixa adicional devido à venda de altos níveis de energia não contratada. A Fitch prevê que o fluxo de caixa operacional atingirá R$ 5,7 bilhões em 2024 e R$ 6,3 bilhões em 2025, mas o caixa livre deve permanecer negativo devido às saídas de caixa significativas das obrigações de privatização e do elevado plano de investimentos. A agência considera a base de ativos diversificada da Eletrobras, mas destaca que a alavancagem deve permanecer alta, atingindo um pico de cerca de 5 vezes em 2025. A Eletrobras está exposta ao risco de preço de energia devido à sua elevada capacidade de geração de energia não contratada. (Valor Econômico – 27.05.2024)